Rede para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As seguintes linhas de pesquisa estabelecidas para o alcance dos objetivos do Grupo de Trabalho Clacso são:
  • Efetividade dos Espaços Deliberativos;
  • Espaços Deliberativos e Políticas Públicas;
  • Experiências Participativas;
  • Governança, Participação e Controle Social;
  • Subjetividade nos Espaços Sociais de Participação e de Deliberação.
PROJETOS DE PESQUISA

– (FREITAS, A.F. de). FREITAS, Alair Ferreira de. Redes e capital social: uma análise sobre condicionantes sociais das políticas públicas para agricultura familiar em Guaraciaba-MG. Análise da organização da rede que envolve a agricultura familiar do município e sua influência no acesso as políticas públicas para o meio rural. Situação: Em andamento.

– (SIMIONE, A.A.). SIMIONE, Albino Alves. Gestão Democratica e Politicas Publicas em Mocambique. Análise do processo de governança pública e da participação dos cidadãos na formulação e implementação das Politicas Publicas nos Distritos da Província de Gaza. Status: Integrante do Projeto.

 – (TEODÓSIO, A. dos S. de S.). TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. Política Nacional de Resíduos Sólidos e Governança Urbana: um estudo sobre a inserção dos catadores nas relações entre atores da sociedade civil, Estado e mercado. Análise da inserção dos catadores na dinâmica de governança da gestão de resíduos sólidos na RMBH. Status: Coordenador do Projeto.

 – (TEODÓSIO, A. dos S. de S.). TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. Governança Democrática em Cidades Latinoamericanas: Estudo Comparado de Experiências de Accountability Social e sua Incidência em Cidades Argentinas, Brasileiras, Colombianas e Uruguaias. Análise da natureza, atuação e incidência de iniciativas que conformam a Rede Latinoamericana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis nas democracias locais da Região. Status: Integrante do Projeto.

 – (LOPES, B. de J.). LOPES, Bruno de Jesus. Capital Social e Participação Civica: Análise das Intervenções do CMDCA em Viçosa-MG. Análise da atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no município de Viçosa.

 – (COSTA, B.L.D.). COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz Costa. As políticas sociais, os conflitos federativos e a equidade em educação: o caso do Fundeb e seus primeiros efeitos em Minas Gerais. Análise da implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do ponto de vista das relações, conflitos e desigualdades federativas. Status: Coordenador do Projeto.

– (CKAGNAZAROFF, I.B.). CKAGNAZAROFF, Ivan Beck. “Gerenciamento de Organizações Públicas: Funções Gerenciais e Áreas Funcionais”. Situação: Concluído; Ano: 2016. Status: coordenador. “A Participação Social no contexto da Política Pública de Saúde da Cidade de Viçosa – MG”. Situação: em andamento; Ano: 2016. Status: co-orientador. “A Participação Social na Gestão da Política Pública de Saúde da Cidade de Belo Horizonte MG”. Situação: em andamento; Ano: 2016. Status: co-orientador.“Formulação de Políticas de Recursos Humanos (PRH) para o Estado de Minas Gerais”. Situação: em andamento; Ano: 2016. Status: integrante.“Participação Social e Governança Pública”. Situação: em andamento; Ano: 2016. Status: co-orientador.

– (MAFRA, R.L.M.). MAFRA, Rennan Lana Martins. “O estrangeiro e o mundo comum: uma análise sobre inserção, experiência e identidade na UFV”. Identificar, relacionar e analisar em um contexto comunicacional as barreiras e normas enfrentadas pelos estudantes não-brasileiros (graduação e pós) nos acessos aos diversos espaços públicos formados nos meios acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa. Situação: Em andamento; Status: coordenador; Ano: 2016. “Subjetivação política de mulheres rurais agroecológicas: reconfiguração de contextos familiares a partir da participação em movimento sociais na zona da mata mineira”. Investigar se/como a participação de mulheres rurais em movimentos sociais reconfigura papeis sociais em contextos familiares. Situação: Em andamento; Status: coordenador; Ano: 2016.

– (ZUCCOLOTTO, R.). ZUCCOLOTTO, Robson. “Gestão Ambiental e Emissão de Gases de Efeito Estufa: Identificando correlações e causalidades no Brasil”. Situação: Em andamento; “Frustração de receitas no Brasil: uma análise de seus determinantes e de sua composição”. Análise da frustração de receitas no Brasil ao longo dos anos e investigar a existência de otimismo do governo em relação às variáveis econômicas utilizadas como parâmetros para a definição da meta de resultado primário. Situação: Em andamento; Status: coordenador; Ano: 2016. “Processo de contingenciamento orçamentário no governo federal: transparência e critérios utilizados”. O trabalho verifica, a nível de pasta ministerial, os critérios para contingenciamento definidos e as informações consolidadas nos Relatórios Fiscais Bimestrais e nos Decretos de Programação Orçamentária e Financeira. Situação: Em andamento. Status: coordenador. Ano: 2016. “Internacionalização empresarial brasileira e o papel do estado na era de ouro (1999-2009)”. Análise sistemática, revisões integrativa, bibliográfica e documental do campo epistemológico da internacionalização de empresas e o papel do Estado. Situação: Em andamento. Status: coordenador; Ano: 2016.

– (SILVEIRA, R.Z. da). SILVEIRA, Rogério Zanon da. “Inserção Social na Governança da Política Pública Local de Saúde: Em Análise a Região Sudeste do Brasil”. Analisar a estrutura de governança de uma política pública local e identificar os efeitos da participação social sobre a mesma. Situação: Em andamento. Status: coordenador. Ano: 2017.

– (MARTINS, S.). MARTINS, Simone. “A Participação Social nas Políticas Públicas de Saúde na Cidade de Viçosa – MG”. Compreender como os espaços de participação social estão inseridos nos processos da gestão local da política de saúde em Viçosa e como contribuem para a sua democratização. Situação: em andamento. Status: coordenadora. Ano: 2016. “A Participação Social no Contexto da Gestão da Política de Saúde da Cidade de Belo Horizonte – MG”. Compreender como os diferentes espaços e mecanismos de participação social estão inseridos nos processos da gestão local da política de saúde em Belo Horizonte – MG. Situação; em andamento. Status: coordenadora. Ano: 2016.

– (IASULAITIS, S.). IASULAITIS, Sylvia. Políticas Públicas para Combate à Violência de Gênero e Promoção da Autonomia de Mulheres Rurais”. Identificação de políticas públicas de inclusão social e econômica que incluam as mulheres na gestão e na participação do desenvolvimento territorial e rural. Situação: Em andamento. Status no projeto: coordenadora. Ano: 2016.

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem